Plano de aula
Turma: 6° ano
Tema: Roma antiga
Definição do objetivo:
· identificar os aspectos geográficos da península Itálica, onde Roma estava localizada, com a finalidade de identificar aspectos nessa sociedade que se justificam pela sua geografia.
· identificar os principais povos que habitavam essa península, atentando para seus costumes culturais que construíram a cultura romana.
· analisar os principais períodos da história romana (monarquia, república e império), localizando no tempo os acontecimentos da história da Roma antiga, segundo critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
· Estudar a sociedade romana e seus conflitos sociais.
· Compreender o processo histórico da constituição, desenvolvimento e decadência do Império Romano, para compreender a crise e fim.
· Caracterizar e distinguir diferentes relações de trabalho a partir da análise do escravismo na sociedade romana.
· Conhecer as instituições políticas romanas, comparando-as com as instituições políticas atuais.
· Identificar as heranças deixadas pelos romanos para nossa sociedade.
Seleção e organização de conteúdo:
Tema : Roma Antiga
Aspectos geográficos
Povos
Monarquia
Organização social
República
Instituições republicanas
Plebiscito
Política “pão e circo”
Império
Triunvirato
Moeda Única
Cristianismo
Escravidão
Urbanização e ruralização
Seleção e organização dos procedimentos de ensino:
Orientar a identificação e leitura de mapa histórico, no propósito de permitir que os alunos reconheçam dados geográficos históricos da Roma Antiga.
Leitura de documentos históricos e textos (relato histórico, historia em quadrinhos), identificando o ponto de vista do autor, para compreender as diferentes visões sobre Roma Antiga, com o objetivo de estabelecer relações entre as diferentes opiniões sobre a Roma Antiga.
Observação e análise de antigas construções e sua utilização como fonte histórica, dessa sociedade antiga.
Propor aos alunos uma reflexão que será escrita por eles a respeito da tolerância e respeito às diferentes práticas religiosas, ao tratar da formação do cristianismo.
A professora irá abrir uma discussão sobre a constituição do povo romano a partir da lenda de Remo e Rômulo. Abordando a importância que os mitos de fundação têm para todas as sociedades e como, nos últimos anos, essas construções histórico-culturais são objetos de estudo dos historiadores.
Será realizada uma atividade em trio, escrita com relação à República, os alunos deverão escrever uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças existente entre a República romana da antiguidade e o modelo de governo adotado no Brasil, para isso os alunos deverão pesquisar o modelo de governo adotado no Brasil, e através de sua pesquisa e da aula construir suas reflexões.
Recursos:
Imagens impressas, mapas da Roma Antiga e atual e textos reflexivo sobre tolerância religiosa e escravidão romana.
Avaliação:
Acompanhar a leitura dos mapas, no intuito de perceber a compreensão por parte dos alunos da história através de suas fontes.
Perceber na atividade sobre o respeito às religiões, onde os alunos produziram textos, a suas concepções a respeito da tolerância religiosa.
Observar a participação dos alunos nos debates, para perceber o desenvolvimento de raciocínio e a construção de hipóteses sobre o assunto em discussão. Essas hipóteses e observação dos debates em sala serão utilizadas como elemento de avaliação. Os estudantes serão guiados na leitura de textos e fontes não textuais sobre os temas do assunto em questão.
Na atividade que será realizada em trio serão avaliado os requisitos de capacidade de construção de hipóteses, e a percepção e assimilação por parte dos alunos do assunto estudado com os dias atuais.