Roma Antiga


Roma: Origens

Roma tornou-se o centro de um grande império na Antiguidade. Mas não foi sempre assim. Diversos povos viviam na península Itálica antes de fundar a cidade Roma. Para dar início vamos estudar um pouco o espaço geográfico, os povos que ocuparam esse espaço que será estudado, e também algumas hipóteses existentes sobre a fundação de Roma.

Início do povoamento

            A península Itálica, onde estar localizada Roma, fica situada na Europa. Seu território adentra pelo mar Mediterrâneo e seu formato lembra o de uma bota. Já na Antiguidade, Itália era a denominação utilizada para designar os territórios dessa península.

                            
 Desde a Pré-História havia comunidades vivendo na península Itálica. Com o passar do tempo, muitos outros povos instalaram-se na região, destacando-se italiotas, etruscos e gregos.

A LENDA DA ORIGEM DE ROMA

            De acordo com o mito, a origem de Roma estaria ligada ao destino dos gêmeos, Rômulo e Remo. Eles seriam netos de um rei da cidade de Alba Longa chamado Numitor, que tinha sido destronado por seus inimigos.
            De acordo com a lenda, Rômulo e Remo foram colocados recém-nascidos dentro de um cesto e abandonados no Rio Tibre, até que a correnteza os deixou na margem, junto ao Monte Palatino. Lá, teriam sido encontrados e amamentados por uma loba. Depois, um pastor chamado Faustolo teria cuidado das crianças.
            Quando se tornaram adultos, Rômulo e Remo reconquistaram o trono de Alba Longa para seu avô. Por isso, receberam a permissão dele para fundar uma cidade na colina onde a loba os teria encontrado. Essa cidade era Roma. Porém, uma disputa entre os dois para decidir quem seria o rei TVE um final trágico: Rômulo matou Remo, tornando-se rei de Roma, que teria sido fundada em 753 a.C.        
                  

As versões latinas e etruscas

         Por volta de 200 a.C, os latinos, povo que formava uma das tribos italiotas, chegou ao centro da Península Itálica e instalaram-se na região do Lácio. Ali, fundou várias aldeias, entre elas Roma. Por volta do século VII a.C, os etruscos conquistaram o Lácio e transformaram a aldeia latina de Roma em uma cidade. A partir dessa época, teve início um processo que levou à formação da Monarquia.


Acesse o link para visualizar um vídeo que selecionei para vocês sobre a origem de Roma


PARA PENSAR E RECORDAR...


Quais eram os povos que viviam na península Itálica na época da fundação de Roma?

Algumas versões são apresentadas para a fundação de Roma, quais são elas? Descreva.


ATIVIDADE:

Pensando na importância dos mitos como fontes históricas para a construção e compreensão da história de Roma e de outras civilizações, vamos preparar um questionamento que oborde essa importância da mitologia na construção da História romana. Lembrando que nos últimos anos essas contruções histórico-sociais são objetos de estudos dos historiadores.
Partindo dessa afirmativa, dos textos postados nesse blog e do conteúdo do vídeo indicado nessa página, os alunos devem comentar a respeito dessa perspectiva expondo sua opinião a respeito desse questionamento. ATENÇÃO OS COMENTÁRIOS SERÃO AVALIADOS COM ATRIBUIÇÃO DE NOTA.